Embora as taxas de alguns papéis tenham recuado um pouco após anúncio do Copom sobre a elevação da Selic para 11,75% na semana passada, existem retornos que seguem bastante atrativos. 💰
As LCAs com remuneração atrelada à taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), principal referência de rendimento da renda fixa, não sofreram alteração. O mesmo ocorreu com as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), que mantiveram, no geral, as mesmas taxas oferecidas antes da reunião do Copom.
Por exemplo, o investidor que adquirisse uma LCI do Banco Bari – que remunerava a 102% do CDI para um prazo de 36 meses – para resgate apenas no vencimento teria o mesmo retorno de um CDB de igual vencimento que oferecesse uma taxa bruta de 120% do CDI.
▶️ Um dos motivos é que as LCAs e LCIs possuem uma vantagem em relação a outros investimentos de renda fixa: a isenção do Imposto de Renda.
ℹ️ LCI e LCA são títulos de renda fixa emitidos por bancos, assim como diversos outros produtos. Seus acrônimos representam Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).
Esses são investimentos livres de taxas e tributos. Não é por acaso que esses títulos estão cada vez mais no radar dos investidores que buscam rendimentos a longo prazo e uma carteira diversificada.
Além disso, o LCI e LCA possuem uma garantia e segurança maior, já que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) garante o pagamento ao credor caso a instituição financeira coberta pelo fundo não consiga honrar com seus compromissos.